TECHY POINT
Computação Cognitiva – o que é?
O conceito geral sobre a computação cognitiva combina o estado da arte da neurociência computacional, matemática comportamental, big-data, nanotecnologia, entre outras tecnologias aplicadas. A computação cognitiva está criando algoritmos matemáticos e estatísticos que simulam o comportamento humano para entender, compreender e resolver problemas, o que promove uma nova escalabilidade da sociedade contemporânea.
O objetivo da computação cognitiva é simular processos de pensamento humano em um modelo computadorizado. Usando algoritmos de auto aprendizagem que usam mineração de dados, reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural, o computador pode imitar a maneira como o cérebro humano funciona.
Quanto mais as indústrias começarem a utilizar a Computação Cognitiva, mais difícil será para os humanos competirem no mercado de trabalho. O aumento do uso da tecnologia também aumentará a capacidade de processamento que robôs e máquinas acionados por IA podem realizar diariamente, todos os dias do ano. Somente humanos extraordinariamente talentosos, capazes e motivados seriam capazes de acompanhar as máquinas, com reservas é claro. A influência de indivíduos competitivos em conjunto com inteligência artificial e computação cognitiva tem o potencial de mudar o curso da humanidade.
Do outro lado desta situação, sabemos que os computadores têm sido mais rápidos em cálculos e processamento do que os humanos por décadas, mas eles não conseguiram realizar algumas tarefas que os humanos consideram diretas e simples.
Algumas pessoas dizem que a computação cognitiva representa a terceira era da computação: passamos de computadores que podiam tabular somas (década de 1900) para sistemas programáveis (década de 1950) e agora para sistemas cognitivos.