Inteligência Artificial para Crianças e Adolescentes
Crianças e jovens estão cercados pela IA em muitos dos produtos que usam em suas vidas diárias, desde mídias sociais até tecnologia educacional, videogames, brinquedos inteligentes e alto-falantes. A IA determina os vídeos que as crianças assistem online, seu currículo à medida que aprendem e a maneira como brincam e interagem com outras pessoas.
A IA pode ser usada para educar e capacitar crianças e jovens e ter um impacto positivo na sociedade. Mas crianças e jovens podem ser especialmente vulneráveis aos riscos potenciais representados pela IA, incluindo preconceito, segurança cibernética e falta de acessibilidade. A IA deve ser projetada de forma inclusiva para respeitar os direitos do usuário infantil. O design centrado na criança pode proteger crianças e jovens dos riscos potenciais representados pela tecnologia.
A tecnologia de IA deve ser criada para que seja inovadora e responsável. A IA responsável é segura, ética, transparente, justa, acessível e inclusiva. Projetar IA responsável e confiável é bom para consumidores, empresas e sociedade. Pais, responsáveis e adultos têm a responsabilidade de selecionar cuidadosamente produtos de IA projetados eticamente e ajudar as crianças a usá-los com segurança.
O que está em jogo? A IA determinará o futuro das brincadeiras, da infância, da educação e das sociedades. As crianças e os jovens representam o futuro, por isso tudo, portanto, tudo deve ser feito para apoiá-los a usar a IA com responsabilidade e enfrentar os desafios do futuro.
Fonte: World Economic Forum